terça-feira, 9 de novembro de 2010

Loucura deliciosa

Provavelmente, hoje, seria um dia em que eu não faria a caminhada que planejei. Isso porque depois que saio do trabalho, ainda vou dar 2 aulas particulares, que terminam às 17h40. Geralmente, eu caminhava em torno de 15 minutos até a orla, onde pegava o ônibus (muito cheio) e, por causa do engarrafamento, chegava, em casa, por volta das 19h30.

Mas, hoje, quando saí do edifício às 17h55,  decidi me aventurar: vir a pé pra casa.  Não tinha a mínima ideia de quanto tempo levaria... Pra encurtar a história, cheguei em casa exatamente às 19h55. Inacreditáveis 2 horas de caminhada!

Acabei de olhar no Google a distância. Caminhei a uma velocidade média aproximada de 5,5km/h. Eu tornei o trecho maior do que esse que o Google sugere, para percorrer um caminho mais seguro,  mas só até chegar à orla. O resto do trajeto foi exatamente esse que vcs podem ver, abaixo. Quase 11km percorridos. Pra conferir, é só clicar na imagem pra ampliar.



Quer se sentir estimulada a caminhar? Sugiro que você leia a matéria "Caminhada seca-barriga: Andar é a maneia mais rápida e eficiente de acabar com o pnezinho". A notícia boa é que bastam 2,5 horas (calma!) por semana para obter resultados. Portanto, nem pense em exagerar como eu...rsrsrs. Clique aqui para conferir a matéria. Foi de lá que tirei essas dicas pra vcs:

************************************************************************

A postura certa

Enquanto você caminha, preste atenção em alguns itens importantes:

Cabeça: deve ficar alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo ao chão, para evitar dores no pescoço.

Ombros: coloque-os para trás e não deixe com que tensionem a musculatura do pescoço.

Braços: eles acompanham o movimento, de preferência com os cotovelos flexionados a 90 graus, para evitar que as mãos inchem.

Barriga:
contraia bem os músculos do abdômen enquanto caminha, como se levasse o umbigo em direção às costas. Além de trabalhar a região, você melhora a postura.

Pés: sempre que pisar, apóie primeiro o calcanhar no chão e então “desenrole” o pé. O tamanho da passada não deve ser nem muito curto nem muito longo. Dê passos macios, para não machucar os ossos da canela.

Pequenos cuidados para uma caminhada mais eficiente

• Use roupas leves e escolha um tênis confortável, com sistema de amortecimento. Prefira modelos indicados para caminhada, cuja sola não é tão alta como nos de corrida.

• Evite caminhar sob sol forte. Use chapéu ou boné e passe filtro solar no corpo todo, mesmo em dias nublados.

• Nunca caminhe em jejum: se andar logo cedo, tome um suco, coma uma fruta ou uma barra de cereais e deixe o café completo para a volta.

• Beba água antes, durante e depois da caminhada. É recomendável tomar um copo a cada 20 minutos.

• A respiração deve ser a mais natural possível, de preferência nasal. O nariz aquece, filtra e umedece o ar. Ao respirarmos pela boca, isso não acontece.

• Quando estiver adaptada à caminhada, não se acomode: você pode intensificar o trabalho apertando um pouquinho o passo, crescendo a inclinação da esteira, incluindo mais ladeiras no trajeto ou aumentando a duração do exercício.


***********************************************************************

CARDÁPIO DO DIA

Desjejum: 250ml de água
Café-da-manhã (6h30):  200ml de leite de soja (56) + 1 colher de ração humana (38) +1 colher de colágeno (32) + 1 colher de farinha de berinjela (50)+1 colher de laranja amarga (23).

Lanche (9h30): 1/2 barra de sementes [a outra metade caiu no chão...kkkkk] (20) + 1 polenguinho light (35)

Almoço (12h):
2 colheres de arroz integral  (85)
½ concha (média) de grão de bico (80)
1 filé de frango grelhado (100)
1 porção de brócolis (25)
1/2 charuto de repolho recheado com soja (58)
Acelga, 2 colheres de cenoura crua (26)

Lanche 1 (15h):
1 barrinha de cereias (82)

Lanche 2 (18h):
1 ameixa fresca (36)

Jantar (21h):  Berinjela assada: Berinjela – 69 /Molho de tomate – 22 /Creme de ricota – 35 / Salsa

Lanche (23h20): Suco de morango (23)

Água: 2,5 litros (dos quais 4 xícaras de chá vermelho).

BALANÇO DO DIA: Bem alimentada com apenas 894kcal... Bem hidratada... HIPER FELIZ!!!

5 comentários:

Belissima disse...

"GZUIS" toma conta dessa mulher, kkkkk
Qta disposição, olha seu cardápio está "mara".
bjs

Aprendiz de Low Carb disse...

Bom dia Lindona!! Fiquei tão feliz com tua caminhada! ISSO AI PODEROSA!!! E obrigada pela materia, dicas muito boas!
Eu adoro caminhar também..Legal se aventurar, ainda mais por um caminho que a gente nunca fez, tudo é novidade!! Eu fiz isso sabado e foi tri bom!! Ainda mais tu que tem uma vispta PRIVILEGIADA!! E o cardápio, tá excelente!! Desse jeito NINGUÉM SEGURA A GENTE!! BEIJÃO!!

Polly disse...

Adorei as dicas... Quando eu não caminhava não aguentava ir na rua comprar qualquer coisa, agora se deixar não ando mais de carro. Esses dias fui ao médico onde tudo é engarrafado a pé, cheguei mais cedo do que se fosse de carro, muito bom isso...
Parabéns...
Bjinhos

Aprendiz de Low Carb disse...

Oiiii!! Arrumei o blog!!! Ve se tu consegue deixar um comentario pra mim...ai ai..hoje to tão esfomeada...

Unknown disse...

Sabe eu faço caminhada todos os dias indo e vinda pro trabalho a pé força pra nós bjs....